Projetos patrocinados - Ciclo 2021/2022


Orquesta Violões do Forte de Copacabana
 


Foto: Tatiana Piloto


A Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles possam ingressar em orquestras profissionais.

Instituição: Instituto Rudá
Local: Rio de Janeiro - RJ


Plano Bianual de Atividades do Instituto Baccarelli
 


Foto: Priscila Corderi


O Instituto Baccarelli atua desde 1996 na favela de Heliópolis - SP, utilizando a arte e a cultura como forma de resgate da dignidade da pessoa humana, orbitando suas ações em três eixos: inclusão social, formação musical e difusão cultural, para mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade.

Instituição: Sociedade de Concertos de São Paulo - Inst. Baccarelli
Local: São Paulo - SP


Festival Internacional de Jazz e Blues de Paraty - Bourbon Festival Paraty
 


Foto: Pedro Guida


O Bourbon Festival Paraty irá proporcionar a cidade de Paraty-RJ a 11ª edição de um Festival Internacional de Jazz e Blues, inteiramente gratuito que apresenta as várias vertentes musicais de New Orleans, Jazz, Blues, Swing, Rockabilly, Soul, Funk, Dixieland e Zydeco. O Festival gera empregos, fomenta o comércio local e ajuda a difundir a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil, nacional e internacionalmente, beneficiando em torno de 40.000 pessoas.

Instituição: Mississipi Produções ltda
Local: Paraty - RJ
 

Instituto Ciranda - Música e Cidadania
 


Foto: Henrique Santian


O projeto contempla a manutenção das atividades anuais do polo de ensino de instrumentos de orquestra do Instituto Ciranda, na cidade de Rondonópolis – Mato Grosso. O Instituto Ciranda é uma instituição criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. São ações continuadas que promovem cidadania a centenas de alunos, além de oferecer como resultado cultural à população, atividades culturais significativas com a oferta de apresentações gratuitas de música orquestral.

Instituição: Instituto Ciranda - Música e Cidadania
Local: Rondonópolis - MT


Meu Primeiro Festival
 


Foto: Renato Mangolin


O projeto “Meu Primeiro Festival” prevê a realização de um festival de música para crianças, com apresentações de música instrumental, ópera, circo, oficinas, atividades culturais e educação ambiental com intuito de promover o Festival com ações sustentáveis. É um projeto pioneiro e transformador que coloca as crianças como protagonistas, a partir da missão de levar música de alta qualidade ao grande público, democratizando a cultura por meio da música e do entretenimento ao ar livre.

Instituição: Instituto Dell’Arte
Local: Rio de Janeiro - RJ


Orquestra Sinfônica Aprendiz - OSA
 


Foto: João Jardim


A Orquestra Sinfônica Aprendiz, conjunto sinfônico formado por 40 instrumentistas com idades entre 15 e 23 anos, é uma ação de transformação social pela música que dá oportunidade para crianças e adolescentes aprofundarem o aprendizado por meio da prática em conjunto. Jovens levando música instrumental para outras crianças e jovens. Esta é a proposta principal do projeto, uma iniciativa de circulação em 5 municípios do RJ: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Instituição: Muriqui Cultural Ltda. - ME 
Local: Niterói - RJ


Grupo Corpo

O projeto viabiliza a montagem e realização da temporada de São Paulo do Instituto Cultural Corpo – ICC, Companhia de Dança Grupo Corpo, que desde a década de 1970, é reconhecido pela crítica especializada como o mais importante veículo de divulgação da cultura e da dança contemporânea do país, projetando nacional e internacionalmente a arte brasileira.

Instituição: Instituto Cultural Corpo
Local: São Paulo - SP


Plano Anual de Atividades MAM Rio
 


Foto: Fábio Souza


O projeto contribui para o plano museológico e a manutenção do Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro, incluindo ações que viabilizam o livre acesso a todos os públicos, promovendo a difusão e a valorização da cultura brasileira através da realização de exposições, manutenção dos acervos; de pesquisas; de ações de educação e mediação cultural; de programação de cinema; de eventos culturais e de manutenção do equipamento cultural, esperando-se ao longo de 2022 cerca de 40.000 visitantes/participantes.

Instituição: Associação de Amigos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - ASSMAM
Local: Rio de Janeiro - RJ


Museu de Sant´Ana – Plano Plurianual de Manutenção
 


Foto: Carlos Olímpia


O projeto Museu de Sant´Ana – Plano Plurianual de Manutenção visa garantir a manutenção, durante todo o ano de 2022, do espaço expositivo e do acervo público, formado por imagens sacras de Sant´Ana, bem como dos trabalhos desenvolvidos pela instituição difundindo através de ações educativas e culturais o patrimônio artístico brasileiro. O espaço possui um acervo único, composto por cerca de 300 imagens de Sant´Ana, que expressam o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro. São obras brasileiras de diversas regiões, eruditas e populares em variados estilos, técnicas e materiais, produzidas em sua maioria por artistas anônimos dos séculos XVII ao XIX e que retratam a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores.

Instituição: Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG
Local: Tiradentes - MG


Banda Vale do Sapucaí - EnCantos de Minas
 


Foto: Breno Souza


O projeto visa a manutenção da Banda Filarmônica Vale do Sapucaí, a partir da realização de concertos de música erudita gratuitos em municípios do Sul de Minas, bem como a realização de oficinas para músicos e regentes de bandas da região, além de ações filantrópicas. Os ensaios serão direcionados a alunos e professores da rede pública.  A estimativa é de 600 alunos atendidos e público total de 12.000 pessoas.

Instituição: Ricardo Rosental de Carvalho
Local: Pouso Alegre - MG


Projeto Meu Jardim - Teatro para Bebês
 


Foto: Marco Aurélio Olímpio


O projeto viabiliza a circulação de apresentações deste espetáculo direcionado a crianças de até três anos de idade, além de Oficinas de Teatro para Bebês destinadas a artistas, pesquisadores e educadores.

Instituição: Luiz André Brasil Cherubini
Local: Rio Branco, Maceió, Teresina, Porto Velho e Campo Grande.


MOLIÉRE - Temporada Nordeste e Rio de Janeiro
 


O projeto apresenta a comédia musical de Sabina Berman, uma divertida disputa entre a “Comédia”, representada pelo ilustre comediante Molière (Matheus Natchergaele), e a “Tragédia”, personificada por Racine (Elcio Nogueira Seixas), mestre da poética trágica francesa. Risos, lágrimas, Música, História e Poesia se misturam em um texto repleto de humor, que equilibra muito bem o sublime e o grotesco, o sofisticado e o popular. 

Instituição: Renato Borghi Produções Artísticas Ltda - ME
Local: Salvador - BA, Fortaleza - CE, Recife - PE, Rio de Janeiro - RJ


O boi e o burro no caminho de Belém

O projeto apresenta a montagem e temporada do espetáculo para crianças e jovens “O boi e o burro no caminho de Belém”, de Maria Clara Machado. A direção geral será de Cacá Mourthé e as músicas de Tim Rescala. Serão realizadas apresentações abertas ao público e apresentações extras e gratuitas para estudantes e professores da rede pública de ensino, seguidas de bate-papo com a equipe da peça.

Instituição: Pianíssimo Produções Artísticas Eireli
Local: Rio de Janeiro - RJ


Meu Pai é um Homem Pássaro
 


Foto: Tatiana Piloto


Meu Pai é Um Homem Pássaro é um espetáculo infanto-juvenil, baseado no livro homônimo do premiado escritor inglês David Almond, rico em texturas, humor e poesia. Esta fábula ocupa o território do fascínio humano pelas alturas, a utopia do reino alado, e nos apresenta de forma poética e bem-humorada, a história de Lizzie e seu pai Jack. Em momento de questionamentos intensos, é ainda mais fundamental a abordagem para valores humanos primordiais como o entusiasmo, o afeto e a confiança.

Instituição: Sábios Projetos e Produções Ltda
Local: Rio de Janeiro - RJ