Projetos selecionados - Edital Furnas socioambiental


Projetos selecionados - Ciclo 2021/2023


Restaura-Ação: Assegurando Serviços Ecossistêmicos na Região de Serra da Mesa

O projeto vem com a proposta de promover a restauração ecológica de ambientes degradados em áreas de importância para a manutenção do habitat de espécies ameaçadas e de serviços ambientais, numa região de grande importância para a segurança hídrica no Cerrado. Nesta proposta foca na capacitação e participação dos atores locais (comunidades, agricultores/as familiares, mulheres, jovens etc.) para promover a restauração e educação ambiental e o fomento à coleta de sementes nativas em áreas na bacia hidrográfica do Rio Bagagem, um dos maiores afluentes do lago da hidrelétrica de Serra da Mesa, o reservatório com maior capacidade de armazenamento do setor elétrico do Brasil. 

Instituição: Instituto Internacional de Educação do Brasil 
Local: Niquelândia – GO 


Suçuaranas No Quintal:  Coexistência e Engajamento na Conservação da Biodiversidade no Sudeste de Goiás 

O projeto apresenta uma forte associação entre a conservação de um dos maiores felinos silvestres brasileiros (a onça parda –?Puma concolor), que se encontra ameaçado de extinção, e a interação desta com a população no entorno das Unidades de Conservação do Sudeste de Goiás, incluindo proprietários rurais e a população de modo em geral. O projeto alcança diretamente pessoas que vivem no entorno estas UCs, e reduz significativamente o abate desta espécie de topo de cadeia alimentar na região, com ações de educação ambiental e proposição de manejos adequados dos rebanhos que pertencem a população do entorno da área de atuação do projeto. 

Instituição: Fundação de Apoio à Pesquisa – FUNAPE  
Local: Água Limpa e Caldas Novas – GO  


O que realmente importa na paisagem? Um estudo de seleção e manejo de hábitat para persistência de Jacamaralcyon tridactyla (Aves: Galbulidae), ave endêmica e ameaçada de extinção 

O projeto visa realizar a contagem de indivíduos da ave cuitelão em três municípios com ocorrência da espécie. Tendo como base os dados de análise da paisagem, são realizadas duas atividades de manejo e adequabilidade da paisagem de modo que aumente a área disponível a ampliação e fixação de territórios da espécie. Para tal, o projeto elabora oficina de produção de mudas, plantios e manutenção dessas áreas com a ajuda da população local, inclusive escolas locais.

Instituição: Instituto de Pesquisa e Conservação Waita 
Local: Além Paraíba e Chiador – MG e Sapucaia – RJ 


Mergus Para Sempre: Evitando a extinção do Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Corredor Veadeiros Pouso Alto Kalunga, Chapada dos Veadeiros - Goiás (GO) 

O Pato-mergulhão é uma ave aquática rara considerada uma espécie endêmica do Cerrado brasileiro. É uma espécie criticamente ameaçada de extinção em níveis nacional e mundial (IUCN/MMA). Ações de levantamento de novas informações são cruciais ao estabelecimento de estratégias que subsidiem diretrizes e políticas no âmbito da biologia da conservação dessa espécie. O projeto tem em vista intensificar as ações de pesquisa e aprofundar as atividades de monitoramento dos rios de ocorrência, visando detectar novos pares. Propõe-se, também, realizar ações de sensibilização, capacitação e educação ambiental com comunidades locais e tradicionais do corredor que vivem próximas aos principais rios que possuem a comprovado registro de presença da espécie. 

Instituição: Fundação Mais Cerrado 
Local: Alto Paraíso e Cavalcante – GO 


Educação ambiental, sustentabilidade e inclusão social na produção de mudas de espécies florestais 

O projeto é desenvolvido no município de Alfenas-MG, na Fazenda Experimental da UNIFENAS, que está localizado na região Sul de Minas, sendo uma das cidades do entorno do Lago de Furnas e que participa da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Neste cenário, o projeto promove o monitoramento das áreas próximas ao Lago de Furnas e a mitigação das consequências das atividades antrópicas como a produção e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas da região. Bem como implementa atividades de educação ambiental inclusivas na sociedade, visando demonstrar a importância das ações locais para manutenção dos serviços ambientais. A ação de educação ambiental inclusiva é desenvolvida na Unifenas – campus Alfenas em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas e o Centro do Autismo, cujo público-alvo serão alunos de escolas públicas e privadas localizadas na cidade de Alfenas – MG. 

Instituição: Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas / Universidade Rosário Vellano 
Local: Alfenas – MG  


A pesquisa aliada à prática: subsídios para uma restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas

O projeto une os dados de pesquisas acadêmicas em prol da restauração ecológica, visando maior eficiência e resiliência frente às mudanças climáticas. A pesquisa fornece um modelo em que os impactos previstos das mudanças climáticas no estabelecimento de espécies do Cerrado em áreas nativas e em processo de restauração podem ser visualizados. As análises resultantes sinalizam quais espécies são mais adaptadas aos cenários climáticos futuros, que projetam uma redução e maior irregularidade das chuvas anuais na região e aumentos progressivos na temperatura do ar. Assim, contribui para o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais, unindo resultados de pesquisas à cadeia produtiva de sementes e a restauração ecológica inclusiva. 

Instituição: Rede de Sementes do Cerrado 
Local: Colinas do Sul – GO