Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente


Furnas ao longo dos anos buscou formar Pactos e Compromissos pela promoção da cidadania, do desenvolvimento humano e dos direitos de crianças e adolescentes.

Desde 2009 somos participantes do Programa Na Mão Certa que visa mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade para o enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Nos tornamos, em 2021, mantenedores do programa.

Também estamos empenhados em iniciativas voltadas à erradicação do trabalho infantil e efetivação dos direitos da criança e do adolescente, para isso, desde 2017 recebemos, por anos consecutivos, o reconhecimento do selo de Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq.

Como parte das nossas iniciativas compreendemos a importância da disseminação de informações. Por isso, elaboramos duas publicações para subsidiar na realização de atividades que reafirmem a promoção e proteção de direitos em todos os momentos, especialmente em datas voltadas a esta faixa etária, como o 18 de maio. Uma publicação está direcionada aos Projetos Sociais e a outra para pais e responsáveis. Com as publicações intencionamos subsidiar na identificação de ações, bem como reunir forças para que conjuntamente possamos atuar na efetivação da Proteção das crianças e adolescentes. 
 

Cartilha 18 de Maio – Atividades sugeridas aos projetos sociais


Atuação em Geral

Ao longo de sua trajetória, Furnas apoia programas e projetos sociais voltados a crianças e adolescentes por meio do investimento social privado e de renúncia fiscal. Em atenção ao que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8069/1990), que os considera como prioridade absoluta, a Companhia vem desenvolvendo ações que fortaleçam os Direitos Humanos do segmento. As ações constituem-se em uma agenda empresarial para Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes nas áreas de abrangência de seus empreendimentos.

Conheça abaixo outras iniciativas de Responsabilidade Social com crianças e adolescentes no nosso país:


Destinação FIA 2022 – Ciclo 2022/2024 

Edital 2021 – Ciclo 2021/2023