Simulados em Capitólio e São José da Barra reforçam compromisso da Eletrobras com a segurança de barragens

Ação para orientar a população em casos de emergência contou com apoio das prefeituras locais, Defesa Civil e Marinha

Publicado em:


A Eletrobras Furnas realizou nos dias 20 e 21 de março, nos municípios de São José da Barra e Capitólio, em Minas Gerais, os simulados de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Furnas. O exercício teve o objetivo de orientar as comunidades que residem próximo à barragem da usina sobre as providências a serem tomadas em caso de uma situação de emergência. Em cada uma das cidades, as atividades de treinamento contaram com a participação das prefeituras e órgãos de Defesa Civil local, além da Marinha do Brasil.

Em Capitólio, os simulados ocorreram na quinta-feira (21). Moradores do Centro da cidade seguiram as indicações das placas de rota de fuga até os pontos de encontro, situados na Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira e na Praça José de Melo Santos. Os participantes receberam informações sobre a segurança da Usina de Furnas. 

“Todas as usinas da Eletrobras Furnas, pelo país a fora, realizarão o mesmo simulado que estamos fazendo aqui. Estamos cumprindo a legislação, mas, acima de tudo, demonstrando o nosso compromisso com as comunidades locais e, sobretudo, com a vida. A prioridade da companhia é respeito à vida, respeito ao meio ambiente e à segurança operacional”, destacou o presidente da empresa, Caio Pompeu, que acompanhou o simulado. 

São José da Barra foi o primeiro município a receber o simulado de evacuação do PAE. Na tarde de quarta-feira (20/3), houve o acionamento das sirenes para que os moradores se deslocassem até os pontos de encontro, na Praça da Matriz São José Operário (Centro) e na Casa de Visita da Usina de Furnas (bairro Furnas). 

“Nós estamos aqui, hoje, cumprindo uma exigência legal. Instalamos as sirenes e temos a plena certeza de que elas só serão acionadas quando houver algum simulado. Esta barragem tem praticamente a minha idade, é da década de 1960, e ela vai continuar por muitos e muitos anos operando em segurança”, declarou o diretor de Operação e Manutenção da Eletrobras Furnas, Francisco Arteiro. 

Durante os eventos, os participantes receberam orientações para baixar o aplicativo Alert Indivíduo, utilizado para facilitar a comunicação oficial entre a companhia e a população vizinha aos empreendimentos. Além da UHE Furnas, a empresa implanta o PAE em outros 13 empreendimentos.
 

Por: DCOM.F