Reunião pública tira dúvidas da população de Anta (RJ) sobre o Plano de Ação de Emergência

Estrutura e operação são seguras e constantemente monitoradas

Publicado em:


O Plano de Ação de Emergência (PAE) do complexo hidrelétrico de Simplício, situado na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi tema de audiência pública realizada ontem (15/3), no distrito de Anta, em Sapucaia (RJ). 

Durante a reunião com a comunidade e autoridades locais, o diretor de Operação e Manutenção da Eletrobras Furnas, Francisco José Arteiro, assegurou que a estrutura e a operação do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. De acordo com o executivo, a implantação do PAE decorre de uma exigência legal.

Munido de vídeos feitos por ele mesmo na Usina de Anta, um pouco antes da audiência, Arteiro mostrou as estruturas da barragem e explicou o funcionamento da hidrelétrica, apontando todas as formas de controle existentes. “Eu poderia ter trazido um vídeo institucional feito por uma produtora, mas fiz questão de trazer essas imagens captadas por mim, nesta manhã, para mostrar a vocês a realidade de hoje aqui na usina. E convido todos a visitarem o complexo Anta/Simplício e conferir a segurança das estruturas”, disse o diretor.

Na abertura da audiência, o prefeito de Sapucaia, Breno Junqueira, explicou que o motivo do evento era a “preocupação natural da população” e as dúvidas com relação às recentes iniciativas da Eletrobras na cidade, referentes ao PAE.

O coordenador do plano pela Eletrobras Furnas, Cristiano Neves Simão, explicou as etapas do plano e respondeu perguntas dos participantes. O PAE é implementado em etapas, que consistem no cadastramento da população residente na Zona de Auto Salvamento (ZAS), região mais próxima às barragens das hidrelétricas, instalação de placas de rotas de fuga e pontos de encontro para o caso de uma evacuação de emergência, implantação de sistema de comunicação e alerta e O exercício simulado com a população. 

O primeiro simulado do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício está agendado parar o dia 26 de março, em Além Paraíba. As ZAS do empreendimento englobam também áreas também dos municípios de Chiador (MG) e Carmo (RJ).
 

Por: DCOM.F