Eletrobras Furnas é a primeira empresa das américas a conquistar certificado IPMA Delta

Certificações individuais obtiveram 100% de aprovação da banca julgadora

Publicado em:


Em uma cerimônia realizada nessa quarta-feira dia, 04/04/23 no Auditório do EBM, Eletrobras Furnas e 33 funcionários receberam certificados de gestão de projetos do IPMA Brasil, a representante brasileira da International Project Management Association - IPMA, uma rede global com mais de 60 países associados. No Brasil desde 2009, a IPMA Brasil certifica organizações, pessoas, instituições de pesquisas, publicações e até eventos em gestão de projetos. Eletrobras Furnas é a primeira empresa das américas a conquistar a certificação DELTA, o que confirma sua excelência e competência organizacional na área de gestão de projetos.

Desde 2022 Eletrobras Furnas vem investindo no aprimoramento de seu Escritório de Projetos, ou PMO (sigla em inglês para Project Management Office) e esse aprimoramento passa pelo benchmarketing, isto é, entender como atuam outras empresas que também são expoentes em gestão de projetos, portfólio e programas. Nessa caminhada, Eletrobras Furnas concorreu ao prêmio de Escritório de Projetos do Ano de 2022 e venceu. Agora a empresa vai representar o Brasil no PMO Global Awards, concorrendo com PMOs de todo o mundo.  

“Cada vez que a gente se prepara para uma etapa dessas, a gente aprende, troca experiência com outras empresas de referência, vai crescendo e melhorando os resultados. O PMO de Eletrobras Furnas tem 10 anos, mas foi nos últimos cinco que começamos a buscar melhorias de resultados, normatização, estratégia de trabalho, para aumentar o valor do que o escritório de projetos entrega para a empresa, alinhando nossa atividade aos objetivos estratégicos do Grupo Eletrobras. A nossa missão é entregar confiabilidade e disponibilidade aos ativos da empresa, integrando todas as áreas que fazem parte desse processo. O que vai entregar valor para a empresa é o ativo energizado no prazo e performando bem durante todo o seu ciclo de vida”, afirmou o Superintendente em Gestão de Projetos e Empreendimentos da Eletrobras Furnas, Alexandre Ramis  

Mas Eletrobras Furnas é feita de pessoas, por isso, a empresa buscou capacitar não só a equipe do escritório de projetos, mas também outros colaboradores de áreas chaves, relacionadas com a gestão de projetos. Um grupo de 33 pessoas de várias diretorias conquistou o Certificado IPMA-D individual, que assegura que seu portador possui conhecimento, comportamento, habilidade e experiência em gestão de projetos. A empresa foi a primeira na história do IPMA como entidade certificadora a conquistar 100% de aprovação por parte da banca julgadora. Receberam certificados individuais funcionários das áreas de Engenharia de Geração e Transmissão, Gestão e Suprimentos, além da equipe do próprio PMO. Todos foram submetidos a um mapeamento de competências e um programa de treinamento com mais de 40 horas.   

“Certificar é uma forma de medir. Como você mede a competência de uma organização em entregar valor por meio de seus ativos? De entregar valor para o mercado? Como demonstrar para o mercado que a equipe está alinhada, que a estratégia funciona, que os ativos representam seus valores? Esse é o objetivo da Certificação Delta, mostrar para o mercado que a governança de projetos funciona dentro da organização, que o acionista pode confiar o seu capital na companhia. Nesse momento, Eletrobras Furnas se coloca entre as grandes do mundo como empresa que tem excelência em gestão de projetos”, explicou o Presidente da IPMA Brasil, Rafael Albergarias.    

O Presidente Caio Pompeu e o Diretor de Engenharia Sidney Bispo também prestigiaram o evento, o primeiro presencialmente e o segundo por meio de mensagem gravada em vídeo. “Hoje é dia de comemoração, esse certificado representa muito para a companhia em um momento muito propício. A empresa tem um plano de expansão ambicioso nos próximos cinco anos e mais do que nunca vamos precisar gerir esses projetos com cada vez mais eficiência”, afirmou o Presidente Caio Pompeu. “Estamos criando uma nova cultura de gestão de projetos. Parabéns a todos vocês”, completou Bispo   

“Buscamos fortalecer a governança de projetos, estabelecendo procedimentos para que a Diretoria possa deliberar sobre os empreendimentos, tirar dúvidas antes de aprovar o projeto, para garantir que a receita vai ser agregada à empresa, além de entender a necessidade dos nossos stakeholders. Aumentamos a nossa maturidade em gestão de projetos e buscamos disseminar essa cultura em toda a empresa. Eu poderia dizer que o resultado de todo esse esforço foi o prêmio conquistado ou a certificação alcançada, mas não foi só isso. O resultado foi o aprendizado, o crescimento profissional, a motivação da nossa equipe e a capacidade de trabalhar um projeto alinhado com as outras áreas da empresa. É isso que Furnas espera de nós”, finalizou Ramis. 
 

Por: Fernanda Pontual