FURNAS promove debate sobre tecnologia aplicada a fundações de torres

Encontro ocorreu no Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, em Goiás

Publicado em:
Participantes no encontro Prova de Carga em Estacas em Aparecida de Goiânia, Goiás. / Crédito: Arquivo FURNAS


Foi realizado na última quarta-feira (18/1), no Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Furnas (CNT Furnas), em Aparecida de Goiânia (GO), o encontro Prova de Carga em Estacas, no âmbito do projeto de P&D ANEEL InterBRAMS. 

Além da participação de técnicos de Furnas, o evento contou com palestras de representantes das empresas Embre, D&M e DYWIDAG, e participação de empresários do segmento, docentes e estudantes de graduações e pós-graduações das universidades regionais, destacando-se UnB, UFG, UEG e IPOG. 

O gerente do CNT Furnas, Renato Cabral, abriu o evento destacando a importância da engenharia avançada para a garantia de segurança, durabilidade, eficiência e economia dos empreendimentos de geração e transmissão de energia. Em seguida, o engenheiro Marlos Guimarães, coordenador do Projeto InterBRAMS por Furnas, ressaltou os desafios na integração de novas ciências, novos modelos, novas áreas e novos recursos experimentais (campo e laboratório) para a confiabilidade e otimização dos sistemas eólicos on-shore e, principalmente, off-shore, que contam com algumas incertezas nos projetos e comportamentos das fundações.  

O engenheiro Carlos Medeiros, da Embre, explicou conceitos, aplicações e o histórico das estacas Expander Body (tecnologia que consiste na instalação de um corpo expansivo na ponta estaca), destacando o potencial desse sistema para fundações mais otimizadas e para aplicações aos sistemas eólicos. No decorrer do evento, o engenheiro Leonardo Lentes, da DYWIDAG, apresentou as aplicações próprias da companhia para obras de fundações de linhas de transmissão de energia elétrica, com destaque para as torres autoportantes e estaiadas. Ele foi seguido pelo professor Maurício Sales, da UFG, que mostrou análises e interpretações dos resultados de ensaios de prova de carga para dimensionamento das fundações. Ao final, Sales e o engenheiro Daniel Dias, da D&M, apresentaram o sistema de ensaio em execução no campo experimental do Laboratório de Aerodinâmica Aplicada aos Sistemas Eólicos, de Furnas. 

"Este evento é mais uma mostra da importância das pesquisas aplicadas para busca de soluções aos problemas existentes em sistemas de geração e transmissão de energia", declarou Renato Cabral. Segundo ele, a atividade de manutenção e implantação de novos empreendimentos depende tanto da busca de diferenciais e inovações, quanto do aperfeiçoamento das condições de segurança, durabilidade, eficiência e economia dos sistemas já existentes. "Ficou evidente o impacto dos avanços científicos, tecnológicos e mercadológicos nos sistemas de energia e os benefícios em buscá-los, assimilá-los e aplicá-los com diligência, inteligência e responsabilidade, o que é indispensável para mitigar riscos frente aos eventos meteorológicos cada vez mais ameaçadores."
 

Por: DCA.P