Eletrobras é destaque na Rio Innovation Week

Empresa apresentou uma série de projetos de inovação com uso de tecnologias arrojadas e foco na sustentabilidade

Publicado em:


Patrocinadora da Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, a Eletrobras garantiu seu destaque apresentando um grande número de projetos em desenvolvimento nas diversas empresas do grupo. FURNAS, que ficou responsável pela organização do estande, contribuiu mostrando suas inovações com foco em sustentabilidade, transição energética e transformação digital.

O mercado de certificados de energia renovável foi um dos temas que chamou a atenção do público. Logo no início do terceiro dia do evento, quinta-feira, 10/11, duas palestras trataram do assunto: a gerente do Departamento de Estudos de Mercado de FURNAS Katia Veloso fez uma abordagem conceitual e os colaboradores Addson Bastos e Felipe Lopes falaram sobre aspectos tecnológicos da Plataforma Infinity Chain e do RECFY. “O RECFY representa uma iniciativa inédita no setor elétrico – FURNAS desenvolveu sua própria plataforma para emissão de certificados de energia renovável, com uso do blockchain. O certificado é validado pela Bureau Veritas nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISO 14.064-2:2007”, explicou Kátia Veloso.

Inteligência artificial foi destaque no turno da tarde – uma palestra abordou o uso da tecnologia na inspeção de linhas de transmissão. Também à tarde, a gerente de Transformação Digital de FURNAS, Ana Claudia Rodrigues, se apresentou no Palco Energy Hub, falando sobre tecnologias disruptivas para fomentar novos negócios. Ela ressaltou os quase 3 milhões de certificados de energia renovável RECFYs comercializados no primeiro ano e o lançamento da plataforma de tokenização de ativos, que está disponível para outras empresas.

No último dia do evento, o estande de Furnas teve palestras sobre hiperautomação, blockchain, metaverso e Web 3.0.  Ana Claudia Rodrigues participou do painel Greentech e o Futuro dos Ativos Verdes, que integrou a Conferência Clean Up de World.

Em outro espaço do evento – o “Sai do Papel” – um estande mostrou o projeto Monitora, vencedor das Olimpíadas de Inovação em 2021. Trata-se de um aplicativo para monitoramento de ocupações irregulares nas faixas de servidão, desenvolvido por FURNAS em parceria com a Chesf e Eletrosul.

Vencedor na primeira edição do Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, o projeto FLOW também foi apresentado, pelo engenheiro Lucas Vernot Amaral, no estande da empresa na RIW. É uma solução que abarca tramitação de documentos técnicos, acompanhamento online das obras, auditoria e gestão financeira e contratos com utilização de tecnologia blockchain. O objetivo é organizar e aumentar o controle no fluxo de informações para permitir maior eficiência no planejamento e implantação de empreendimentos elétricos.

E uma grande novidade de FURNAS foi apresentada pelo engenheiro Roberto Paulo Junior: o projeto Mobilidade Wireless, que tem por objetivo permitir a recarga do veículo elétrico em movimento ou em paradas naturais – sinais de trânsito, estacionamentos, postos de serviços. “A estratégia é a instalação de emissores de energia no asfalto - nestes pontos de parada ou nas vias, de forma contínua - e de receptores em baixo dos veículos”, explicou. 

Coroando o último dia da RIW, Leandro Brito, do Laboratório de Química da Divisão de Tecnologia de Engenharia Civil de FURNAS, apresentou, no estande da Eletrobras, o projeto de produção e armazenamento de hidrogênio verde na UHE Itumbiara (P&D Aneel). No estande, está a maquete da planta de hidrogênio instalada na usina.

Depois, como chave de ouro, Kátia Garcia, chefe do Departamento de Sustentabilidade e Transição Energética do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, falou sobre questões de ESG, descarbonização, consumo de recursos e geração de resíduos e sobre o módulo analítico do sistema IGS (Sistema de Indicadores de Gestão da Sustentabilidade Empresarial) desenvolvido pelo CEPEL para ajudar as empresas Eletrobras na definição de objetivos estratégicos e tomada de decisões alinhadas a metas e acordos internacionais de sustentabilidade.

“A Eletrobras Furnas desenvolve projetos com foco em sustentabilidade e ligados a novas fontes limpas de geração de energia elétrica, conceito que fundamenta a visão de futuro da companhia: ser uma empresa inovadora, de energia limpa, reconhecida pela excelência e sustentabilidade. Pretendemos transformar os estudos em curso em produtos ou serviços e, com isso, agregar vantagem competitiva aos negócios da companhia”, diz o presidente da empresa, Caio Pompeu. 
 



 

Por: GCA.P