FURNAS inicia aulas do Curso Cuidador

Iniciativa é destinada a brasileiros, migrantes e refugiados maiores de 18 anos

Publicado em:


FURNAS inicia nesta terça-feira (8/11) mais uma turma do Curso Cuidador, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) e apoio de instituições que fazem atendimento ao refugiado e migrante, como o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (Pares), da Cáritas (RJ). Destinada a brasileiros, migrantes e refugiados maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo, a capacitação inteiramente gratuita proporcionará as qualificações técnicas necessárias para a atuação do aluno no campo do atendimento humanizado e especializado do cuidado ao idoso, pessoa com deficiência e infanto-juvenil.   

O curso, que será ministrado pelo CBCISS e com a carga horária de 160 horas, já conta com 70 participantes. Ele será realizado presencialmente às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no Instituto Transformar, localizado no Méier (RJ).   
 


Na programação, serão abordados diversos assuntos, como o Guia Prático do Cuidador, interações sociais, família, violência e maus tratos. Os certificados serão emitidos apenas para os alunos que concluírem a capacitação com, no mínimo, 75% de frequência.    

A iniciativa reforça o compromisso de FURNAS com a proteção dos direitos dos idosos, crianças e adolescentes.  Promovida pela empresa desde 1997, a qualificação profissional já habilitou mais de 3 mil alunos, focando na melhoria da qualidade de vida dos que precisam de cuidados especiais.    

A formatura dos novos cuidadores, que terão a oportunidade de exercer uma nova profissão no mercado de trabalho, está prevista para dezembro e a próxima turma está prevista para janeiro de 2023. 
 

Por: Larissa Marques