Em parceria com a PUC-Rio, FURNAS impulsiona o empreendedorismo no país

Programa de Germinação de Impacto traz oportunidade para quem quer desenvolver novos negócios

Publicado em:


Transferir conhecimento, orientar decisões e disponibilizar ferramentas para o desenvolvimento de um novo negócio que traga impactos positivos à sociedade são os propósitos do Programa de Germinação de Impacto, fruto da parceria entre FURNAS e o Instituto Gênesis PUC-Rio – a incubadora de empresas da universidade. Lançado em março, o programa inicia agora o seu segundo ciclo. Na última quinta-feira, 15/9, em uma apresentação virtual, foram explicados os detalhes da iniciativa.

A PUC-Rio se destaca entre as universidades brasileiras por sua contribuição para o mercado e tem no Instituto Gênesis o seu time voltado à educação empreendedora, consultoria, coordenação e incubação de projetos e novos negócios. Com FURNAS, o Instituto lançou o Programa de Germinação de Impacto (PGI) visando à criação de novos negócios. “A germinação é a fase que vai da ideia à estruturação do negócio”, explica Claudia Tenório, do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS.

O Programa de Germinação de Impacto tem duas frentes: uma é a capacitação introdutória em empreendedorismo, que disponibiliza conteúdo básico para uma pessoa estruturar seu negócio. “Nós reunimos muito material explicativo sobre o chamado setor 2,5 (de negócios de impacto social), explicamos o design thinking, que é uma forma de pensar sistêmica e processual, mostramos como é possível gerar lucro e impacto positivo ao mesmo tempo, ajudamos na definição do plano de negócio”, conta Larissa Frigotto, uma das coordenadoras do programa no Instituto Gênesis.

A capacitação é totalmente online e fica disponível para os inscritos por 30 dias. São vídeo-aulas com os consultores do Instituto Gênesis, material complementar para leitura e prática e ferramentas diversas como planilhas para fluxo de caixa e tabelas de mensuração de impacto. A carga horária total é de 36 horas. “Caso a pessoa não consiga cumprir em um mês, podemos estender o prazo de disponibilidade da plataforma”, comenta Paula Araujo, também coordenadora do programa no Instituto Gênesis. Ela reforça que há um acompanhamento individualizado e um contato muito próximo com os participantes. Estão sendo abertas 250 vagas para inscritos de todo o país.

A outra frente do programa é a mentoria para negócios de impacto social (NIS). Neste segundo ciclo, serão selecionados projetos que beneficiem o bairro de Mambucaba, em Angra dos Reis. “Essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento da economia local e para a sustentabilidade e preservação ambiental”, comenta Larissa. Quatro projetos (NIS) receberão mentoria por seis meses. Na apresentação, as coordenadoras explicam como é feita a seleção e quais os critérios considerados – entre eles, a viabilidade técnica e econômica do projeto. “Mas, mesmo que não cumpra todos os critérios que apontamos, o projeto pode ser inscrito, pois avaliamos que no processo da mentoria ocorrem os avanços”, explica Larissa.

As inscrições para a capacitação e para a mentoria estão abertas até 20 de novembro na página do programa, onde também consta o vídeo da apresentação de lançamento: https://genesispucrio.wixsite.com/editalpgi.
 

Por: Luciana Ramos