Hidrelétrica Batalha: a pequena notável completa cinco anos

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A Usina Hidrelétrica Batalha (GO/MG) completa cinco anos nesta sexta-feira (17/5) colaborando para a regularização das vazões do rio São Marcos, o que possibilita aumento na geração de energia em hidrelétricas localizadas à jusante do empreendimento.

Sua construção representou um marco histórico por ser uma das primeiras obras no país a conquistar quatro certificações: as ISOs 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente), 16001 (Responsabilidade Social) e a OHSAS 18001 (Segurança e Saúde no Trabalho). Além disso, o Programa de Recuperação Florestal e de CO², executado pela usina, foi o primeiro selecionado e apresentado no Congresso Mundial de Grandes Barragens, a Hidro 2009, em Lyon, naquele ano na França.

Localizada no rio São Marcos, entre os municípios de Cristalina (GO) e Paracatu (MG), Batalha tem capacidade instalada de 52,5 MW - energia suficiente para abastecer uma cidade com 130 mil habitantes. O lago formado pelo reservatório também propicia à irrigação de lavouras e o desenvolvimento de novas vocações econômicas para a região, como o turismo.

O empreendimento, que pertence integralmente a FURNAS, tem uma barragem de 50 m de altura que fecha o Vale do Rio São Marcos, dando origem a uma represa de 138 km².

FURNAS parabeniza todos os colaboradores envolvidos na construção e operação da UHE Batalha pela competência, profissionalismo e dedicação à sua excelência.
 

Por: Behula Spencer